segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Família de Champalimaud vive terror dentro de casa

Mafalda e o marido jantavam à mesa com os quatro filhos, entre os quais um bebé com apenas um mês, quando seis homens armados invadiram o rés-do-chão da vivenda na Nossa Senhora do Carmo, em Cascais. Luvas, caras tapadas e facas em punho, tinham acabado de entrar em casa de uma neta e bisnetos do falecido multimilionário António Champalimaud. Pais e filhos foram ameaçados e mantidos sob sequestro numa casa de banho durante uma hora, anteontem, enquanto os assaltantes roubaram mais de 30 mil euros em dinheiro e jóias da família. Antes de partirem, ainda se sentaram à mesa a comer.
O casal foi apanhado de surpresa a meio do jantar, com os seis homens a entrarem discretamente pela porta das traseiras da vivenda. E o único cão à solta não deu qualquer sinal de alerta, pelas 21h30. A invasão e ameaças com facas apanharam os donos da casa sentados, sem dar a Tiago Álvares Ribeiro, 41 anos, qualquer hipótese de proteger a família. A vivenda não teria sistema de alarme nem câmaras e, já de noite, tornou-se um alvo fácil para assaltar.
Tudo aponta para que os seis ladrões conhecessem os hábitos das vítimas – e soubessem que estava em causa uma herdeira de António Champalimaud. Mafalda, de 39 anos, viu-se obrigada a apontar na direcção de algumas jóias de família, avaliadas em cerca de 30 mil euros. Casal e filhos foram empurrados para dentro de uma casa de banho da vivenda, debaixo de ameaças de morte, tendo ficado fechados até à partida dos ladrões – que ainda acabaram o jantar das vítimas.
Mafalda ficou em choque com a situação, tendo ontem passado o dia em casa a recuperar do trauma, e Tiago Álvares Ribeiro chamou a polícia quando os assaltantes partiram. A PSP esteve na casa e, pouco depois, chegou a secção de roubos da Polícia Judiciária de Lisboa – que procura identificar os assaltantes.
Mas a recolha de impressões digitais, por exemplo, era uma diligência inútil – os seis homens usavam luvas. Há ex-funcionários da zona sob suspeita e é investigada a possível ligação a outros casos ali perto.